RECEITA DE TAPIOCA

 

Tapioca

Imagem: Raiet Gebrin

A nutricionista Raiet Gebrin, leitora do blog, nos dá receitinhas gostosas e saudáveis de tapioca. Dá tempo de preparar ainda para o lanche da tarde, o jantar, como prato principal, ou sobremesa. E o melhor: consumo de baixas calorias.
Bom apetite!

“A dica de hoje é sobre a famosa tapioca. A tapioca é livre de glúten (proteína de difícil digestão), sal e gordura hidrogenada, por isso é uma ótima opção para substituir o pão. Mas é constituída por um carboidrato simples, ou seja, seu açúcar é absorvido rapidamente pelo organismo, por isso é interessante e muito nutritivo adicionar chia ou linhaça em sua massa, que também tem ômega 3 e fibras. Anote aí estas receitinhas:

Modo de preparar: Peneirar a massa pronta (assim você terá uma tapioca mais fininha e fica mais fácil de espalhar na frigideira) acrescentar chia ou linhaça ou aveia, para aumentar o valor nutricional da tapioca e misturar.
Colocar 3 colheres de sopa na frigideira já aquecida.
Espalhe uniformemente na frigideira em fogo baixo, por cerca de 2 minutos.
Recheios salgados:
• 2 colheres (sopa) de queijo cottage, 5 tomates cerejas fatiados, sal e folhas de manjericão.
• 2 fatias de queijo mussarela light, tomate picadinho, sal e orégano.
• 1 ovo mexido, sal, orégano,cebola, azeitona picada e azeite. Em uma frigideira colocar pouco azeite e a cebola, assim que dourar levemente acrescentar o ovo mexido, a azeitona picada, uma pitada de sal e orégano.
• Frango cozido desfiado, tomate em fatias e rúcula.
Recheios doces:
• 2 colheres (sopa) de queijo cottage e geleia diet de goiaba.
• 2 colheres (sopa) de queijo cottage,banana, canela em pó e um fio de mel.

E bom apetite!!”

Fonte: Raiet Gebrin Nutricionista Funcional

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QUATRO HÁBITOS PARA TERMINAR BEM O DIA

Para Terminar Bem o Dia

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Depois de um dia tenso e estressante de trabalho, de desafios e de imprevistos, quem não deseja chegar em casa e relaxar?! Quer conhecer quatro dicas bem básicas para aliviar toda essa tensão acumulada?

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Imagem: shuttherstock

1. Ouça sua música favorita: segundo pesquisas da Universidade de Wisconsin (EUA) ouvir suas musicas prediletas libera dopamina (a substância do bem-estar), produz alegria, emoção e felicidade, além de diminuir os níveis de cortisol e a consequente redução do estresse.

 

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Imagem: Google

2. Alimente-se saudável e conscientemente: a alimentação noturna deve ser leve e incluir um carboidrato, uma proteína magra, verdura, legumes e frutas.

 

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Imagem: Google

3. Tome um banho de lavanda ou com gotas da essência: se você não tiver uma banheira de hidromassagem não importa. É só aplicar algumas gotinhas de lavanda na pele debaixo do chuveiro. O vapor da água quente libera os princípios ativos contidos na lavanda amenizando os sintomas de cansaço e de estresse.

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Imagem: Google

4. Agradeça: a capacidade de cultivar a gratidão é vital para a saúde, alivia a ansiedade e aumenta o bem-estar. Tente sempre se lembrar das bençãos que recebeu durante o dia.

 

EXAUSTÃO NO TRABALHO AFETA MAIS DE UM TERÇO DOS TRABALHADORES

 

EXAUSTÃO NO TRABALHO PROVOCA ESGOTAMENTO FÍSICO E EMOCIONAL EM MAIS DE UM TERÇO DOS TRABALHADORES

 

Síndrome de Burnout

 

A síndrome de Burnout (do inglês to burn out, algo como queimar por completo), também chamada de Síndrome do Esgotamento Profissional, foi assim denominada pelo psicanalista alemão Herbert Freudenberger no início dos anos 70. É causada por prolongados níveis de estresse no trabalho e compreende exaustão emocional, distanciamento das relações pessoais  e diminuição do sentimento de realização pessoal.

A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a autoestima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer termina pela falta de reconhecimento. Nesse estágio, a necessidade de se afirmar e o desejo de realização profissional se transformam em obstinação e compulsão; o paciente, nesta busca, sofre, além de problemas de ordem psicológica, forte desgaste físico, gerando fadiga e exaustão.

Os sintomas vão desde dores de cabeça, tonturas, tremores, muita falta de ar, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração e problemas digestivos, caracterizando nitidamente esgotamento profissional, estágio considerado emergencial e que demanda ajuda médica e psicológica.

De acordo com uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma-BR) em 2016, cerca de 32% dos brasileiros economicamente ativos apresentam sintomas da Síndrome de Burnout. Ou seja, quase um em cada nove profissionais está dentro de um ciclo de esgotamento físico e psíquico por causa de condições extenuantes no ambiente de trabalho. O Brasil fica atrás apenas do Japão.

Muitos trabalhadores adoecem muito mais por questões ligadas ao trabalho do que por problemas individuais. Sentem-se incapacitados de trabalharem, mas continuam por medo de perderem o emprego ou de serem acusados de incapazes.

Os efeitos do estresse são identificados como:

  • Exaustão.
  • Frustração.
  • Incapacidade.
  • Estresse.
  • Culpabilidade por achar que não faz o bastante.

As estratégias utilizadas para evitar a Síndrome de Burnout:

  • Organizar o tempo e decidir quais são as prioridades.
  • Manter uma dieta equilibrada ou balanceada e fazer exercícios.
  • Discutir os problemas com colegas de profissão.
  • Tirar o dia de folga.
  • Procurar ajuda profissional na medicina convencional ou terapias alternativas.
  • Sair com os amigos.
  • Relaxar.

O tratamento inclui um tratamento multidisciplinar, envolvendo a equipe de recursos humanos e saúde ocupacional.

Fonte: www.correio24horas.com.br

Wikipedia

NOVEMBRO AZUL

Agora, é a vez de vocês, homens, se cuidarem!

Novembro Azul é o nome dado no Brasil ao movimento que busca oferecer aos homens informações de qualidade sobre o câncer de próstata. A ideia é promover uma mudança de hábitos e a quebra de paradigmas, como o medo de ir urologista e se submeter ao exame de toque. Criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha tece início em 2012 e já está em seu quinto ano consecutivo. Diversas ações são programadas para o mês de novembro, como iluminação de movimentos com a cor azul.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. O bigode é o principal símbolo da campanha em todo o mundo.

Fonte: Coração & Vida

Novembro Azul_Bigode

Imagem: Google

 

UTILIDADE PÚBLICA

Quantidade de casos de pessoas com hepatite A na cidade de São Paulo é nove vezes maior do que no ano passado

Um surte de hepatite A está afetando a cidade de São Paulo neste ano. Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, até 16 de setembro, 517 casos da doença haviam sido registrados. Comparado ao mesmo período do ano passado, apenas 54 casos tinham sido notificados.

Por enquanto, a epidemia de hepatite A está concentrada na capital paulista, que é responsável de mais de 90% dos casos de pessoas infectadas no Estado, em 2016 a participação era menor, com apenas 40% dos registros.

Apesar de ser considerada menos grave do que as demais hepatites, a do tipo A causa inflamação no fígado e é uma virose de fácil contagio, basta o contato com as fezes de alguém com a doença ou alimentos e água contaminados.

Conforme divulgado pela secretaria, de todas as notificações neste ano, apenas dois pacientes foram a óbito e quatro casos tiveram o comprometimento do órgão, necessitando de um transplante de fígado.

Transmissão por relação sexual

Outro meio que pode fazer com que a doença seja transmitida são as relações sexuais orais e anais sem o uso de preservativos. Descuidos com a higiene podem aumentar ainda mais a contaminação.

Segundo a médica Geraldine Madalosso, da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, o aumento dos casos pode ser relacionado aos relacionamentos homossexuais, já que a incidência da doença é maior entre jovens de 20 a 39 anos que tenham relações sexuais com outros homens.

Prevenção

A vacina contra a condição está disponível pelo Sistema Único de Saúde para crianças entre 1 e 2 anos e pessoas com vírus HIV. Porém, qualquer pessoa pode ter acesso ao imunizante na rede particular.

Lavar as mãos antes de comer e preparar as refeições podem ser algumas das medidas de prevenção da hepatite A. Além disso, evitar o consumo de alimentos crus, beber apenas água potável, e praticar sexo anal e oral sempre com o uso de preservativos são outras dicas que ajudam a evitar a doença.

Fonte: Saúde-iG

OS BENEFÍCIOS DE SE INGERIR FRUTAS DIARIAMENTE

OS BENEFÍCIOS DE SE INGERIR FRUTAS DIARIAMENTE

Frutas 1

Todos nós sabemos que as frutas fazem um bem enorme à saúde. Então, vamos nos esforçar para consumi-las diariamente porque os benefícios são esses aí, ó: 

  1. Poder saborear os mais variados tipos.
  2. Fornecem energia.
  3. Hidratam o corpo.
  4. Deixam a pela mais bonita.
  5. Ajudam a absorver nutrientes.
  6. Preservam a memória.
  7. Incrementam as refeições.
  8. Fornecem vitamina C.
  9. Reduzem o apetite.
  10. Controlam o colesterol.

Aqui em casa, não passamos um dia sem elas. Já compramos bastante, cortamos para saladas de frutas, para consumi-las individualmente, para sucos, vitaminas, com sorvetes ou até mesmo como acompanhamentos das refeições.

Frutas 1

Aproveite e veja quais as frutas desta estação (Primavera) – mais saborosas, mais baratas e com menos agrotóxicos.

  • Maracujá
  • Laranja-pera
  • Tangerina murcot
  • Banana-prata
  • Acerola
  • Mamão papaia
  • Jabuticaba
  • Pêssego
  • Lima
  • Caju
  • Nectarina
  • Tâmara
  • Melão
  • Uva Thompson
  • Maçã Fuji.

SUPERMOLHO DE TOMATE

Nada mais prático para um feriadão prolongado do que refeições rápidas e práticas. Você pode fazer, deixar pronto, congelar e usar na hora em que for servir. Ideal para servir com massas, risotos, carne assada, etc. Ou então faça como eu: vou colocar no hot dog.

Fica encorpado e muito gostoso. Vamos à receita? 

👉1 1/2 xícara de molho de tomate. Eu usei o de latinha mesmo. 

👉 1/2 xícara de água.

👉 1 cebola inteira

👉 1 tomate inteiro sem sementes.

👉 1 dente de alho.

👉 Sal.

Pode colocar uma pitadinha de açúcar. 

Se preferir, adicione seu tempero de costume.

Leve ao fogo para apurar durante uns 15 minutos. Desligue e acrescente uma lata de milho verde e salsinha ou coentro a gosto.

O hot dog aqui de caso é servido com pão apropriado para esse lanche, batata palha, molho de tomate, salsicha (claro 😂😂), maionese, mostarda, catchup). Às vezes, substitui a batata por purê. 

Agora que aprendi, vou fazer sempre!

Bom apetite! 

🔝🔝🔝👏👏👏❤