RECEITA DE TAPIOCA

 

Tapioca

Imagem: Raiet Gebrin

A nutricionista Raiet Gebrin, leitora do blog, nos dá receitinhas gostosas e saudáveis de tapioca. Dá tempo de preparar ainda para o lanche da tarde, o jantar, como prato principal, ou sobremesa. E o melhor: consumo de baixas calorias.
Bom apetite!

“A dica de hoje é sobre a famosa tapioca. A tapioca é livre de glúten (proteína de difícil digestão), sal e gordura hidrogenada, por isso é uma ótima opção para substituir o pão. Mas é constituída por um carboidrato simples, ou seja, seu açúcar é absorvido rapidamente pelo organismo, por isso é interessante e muito nutritivo adicionar chia ou linhaça em sua massa, que também tem ômega 3 e fibras. Anote aí estas receitinhas:

Modo de preparar: Peneirar a massa pronta (assim você terá uma tapioca mais fininha e fica mais fácil de espalhar na frigideira) acrescentar chia ou linhaça ou aveia, para aumentar o valor nutricional da tapioca e misturar.
Colocar 3 colheres de sopa na frigideira já aquecida.
Espalhe uniformemente na frigideira em fogo baixo, por cerca de 2 minutos.
Recheios salgados:
• 2 colheres (sopa) de queijo cottage, 5 tomates cerejas fatiados, sal e folhas de manjericão.
• 2 fatias de queijo mussarela light, tomate picadinho, sal e orégano.
• 1 ovo mexido, sal, orégano,cebola, azeitona picada e azeite. Em uma frigideira colocar pouco azeite e a cebola, assim que dourar levemente acrescentar o ovo mexido, a azeitona picada, uma pitada de sal e orégano.
• Frango cozido desfiado, tomate em fatias e rúcula.
Recheios doces:
• 2 colheres (sopa) de queijo cottage e geleia diet de goiaba.
• 2 colheres (sopa) de queijo cottage,banana, canela em pó e um fio de mel.

E bom apetite!!”

Fonte: Raiet Gebrin Nutricionista Funcional

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DOENÇAS DE INVERNO

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O inverno apresenta condições perfeitas para propagação de diversas doenças. A baixa umidade do ar, altas temperaturas, concentrações de poluentes, gripes, resfriados, pneumonias requerem uma atenção especial nesta época do ano, principalmente com as crianças e os idosos por terem o sistema imune mais fragilizado.

Reforçar a imunidade da população, especialmente as crianças e os idosos, é essencial para se evitar todas essas doenças, além de reforçar a alimentação com mais verduras, mais frutas, (principalmente as que contenham vitamina C), ingerir sopas e caldos ricos em verduras e legumes.

É importante ainda arejar os ambientes para dispersar as bactérias que ficam concentradas em locais de grande circulação e sem ventilação.

A hidratação é importante para evitar o ressecamento das vias aéreas.

Os problemas alérgicos podem ser afastados evitando-se o contato com tapetes, bichos de pelúcia e pelos de animais para não desencadear ocorrências de crises de asma e bronquite alérgicas.

Lavar as mãos sempre, para evitar contaminações, é importantíssimo também após usar o banheiro, antes de preparar as refeições, ao segurar em corrimões, transitar por lugares públicos, após usar banheiros públicos, manipular alimentos, mexer com animais, para evitar doenças virias e bacterianas, infecções respiratórias, viroses, facilmente transmitidas por tosses e espirros. É válido ter sempre álcool em gel caso não se possa lavar as mãos em um determinado ambiente.

Cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, preferencialmente com lenço de papel descartável.

  • Comer bem e de forma saudável, com dieta rica em frutas e verduras, pois são ricos em antioxidantes e minerais que ajudam a melhorar a imunidade.
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia.
  • Evitar ir com frequência e de forma desnecessária ao pronto-socorro, pois é um ambiente com alta probabilidade de contaminação.
  • Evitar o contato próximo com outras pessoas, quando se estiver resfriado, principalmente idosos e recém-nascidos. 

Além disso, é recomendada a vacinação anual contra a gripe, capaz de proteger contra os principais vírus causadores de gripe no período. Esta vacinação é especialmente importante para pessoas com maior risco para o desenvolvimento de quadros mais graves de gripe e pneumonia viral, como idosos, crianças, gestantes, diabéticos e portadores de doenças pulmonares, cardíacas ou autoimunes.

Fonte: Novo Tempo Saúde.

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